🔍 CONSULTA ONLINE

Acerta Essencial Positivo

353 – ACERTA ESSENCIAL POSITIVO

 STATUS DO CONSUMIDOR

Este bloco retorna o status do consumidor no momento da consulta:

  • Consumidor participante do Cadastro Positivo com informação – exibida quando o consumidor participa do Cadastro Positivo e constar na base da Equifax/BoaVista informações de Cadastro Positivo, então os modelos de Score e Renda irão considerar essas informações;
  • Consumidor sem histórico de crédito – exibida quando o consumidor participa do Cadastro Positivo e não consta na base da Equifax/BoaVista informações de Cadastro Positivo, então os modelos de Score e Renda não irão considerar essas informações;
  • Consumidor não participante do Cadastro Positivo – exibida quando o consumidor não participa do Cadastro Positivo por não ter sido comunicado e/ou não termos recebido confirmação da comunicação, então os modelos de Score e Renda não irão considerar essas informações;
  • Por solicitação do Cadastrado, sua autorização no Cadastro Positivo foi cancelada em MM/AAAA – exibida quando o consumidor solicitar o opt-out (saída) do Cadastro Positivo, os modelos de Score e Renda não irão considerar essas informações;
  • Por solicitação do Cadastrado, o consulente foi bloqueado em MM/AAAA – exibida quando o consumidor solicita o bloqueio do consulente (fonte) para não visualizar suas informações, os modelos de Score e Renda não irão considerar essas informações.

AÇÕES CÍVEIS

Retorna informações detalhadas sobre ações cíveis da pessoa física consultada, indicando data, o processo, a vara da ação, autor e valor, por tipo de ação, as quais são fundamentais para uma análise detalhada do CPF consultado. Os tipos de ações disponíveis são:

  • Busca e Apreensão de Bens (Medida cautelar utilizada para busca e apreensão de bens ou pessoas que devam ser entregues ou apresentadas em juízo.);
  • Declaração de Insolvência Civil (Procedimento ocorrido quando uma pessoa, não pode pagar suas obrigações aos seus credores, pois suas dívidas excedem ao montante de seus bens.);
  • Depósito (Ato pelo qual se entrega a alguém, voluntária ou necessariamente, qualquer espécie de bem ou valor, para que consigo a conserve até que lhe seja pedida a restituição ou entrega. A ação de depósito tem a finalidade de exigir essa restituição da coisa depositada ou o seu equivalente em dinheiro);
  • Despejo por falta de pagamento (Ação que tem por finalidade a desocupação de um imóvel devido à inadimplência por parte do locatário);
  • Dissolução e Liquidação de Sociedade (ato pelo qual se tem como extinta ou terminada a existência da sociedade civil ou comercial.);
  • Execução (Cobrança baseada em uma sentença judicial);
  • Execução Hipotecária (Ação em que o autor pede o ressarcimento da dívida através do bem imóvel que foi dado em garantia do empréstimo ou operação).

ALERTA DE CHEQUE SUSTADO

O bloco Alerta de Cheques indica se o Cheque / Talão está sustado nos últimos 5 anos para:

  • ‘1’ – o Documento, Banco, Agência, Conta Corrente e Cheque Informados;
  • ‘2’ – o Documento, Banco, Conta Corrente e Cheque informados, com a Agência diferente da Informada;
  • ‘3’ – o Documento e Banco Informados, com a Agência e/ou Conta Corrente diferente da informada;
  • ‘4’ – o Banco, Agência e Conta Corrente informados, com outro documento diferente do informado.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Este bloco é um alerta de roubo, furto, extravio ou uso indevido de documentos. Os registros que constam neste bloco são informações complementares de diversas origens, inclusive inseridas por solicitação do próprio consumidor, com o intuito de minimizar riscos de fraudes em âmbito nacional.

CHEQUES SEM FUNDO

Apresenta relação dos últimos 5 (cinco) cheques emitidos pela empresa consultada não compensados. Contempla as alíneas 12,13,14.

  • Motivo 12 – insuficiência de fundos (2º apresentação)
  • Motivo 13 – conta encerrada
  • Motivo 14 – prática espúria

Por meio de tais informações é possível avaliar o perfil de utilização de cheque da Pessoa Física consultada.

CHEQUE SUSTADO MOTIVO 21 (CONTRA ORDEM OU OPOSIÇÃO AO PAGAMENTO)

O bloco será apresentado quando constarem três ou mais ocorrências de sustação de cheques pelo motivo 21 (contra ordem ou oposição ao pagamento) nos últimos 6 (seis) meses.

SCORE APROVAÇÃO

É o item mais importante para uma melhor tomada de decisão. Ele ajuda sua empresa a aumentar as vendas para consumidores que irão se comprometer com o pagamento de seus compromissos.

O Score Positivo estima o comportamento futuro dos consumidores a partir de informações do Cadastro Positivo, informações cadastrais e de consultas e define em pontuação, a probabilidade de inadimplência nos próximos seis meses. O Score Positivo é apresentado em uma escala que varia de 1 a 1000. Quanto menor a pontuação, maior o risco do consumidor se tornar inadimplente e quanto maior a pontuação, menor o risco.

Na Tabela de Classificação do Score Positivo você pode conferir a probabilidade de inadimplência relativa a cada faixa de Score.

CHEQUES DEVOLUÇÕES INFORMADAS PELO USUÁRIO

O bloco Devoluções Informadas pelo Usuário são cheques sustados e devolvidos informados por bancos conveniados e consumidores.

  • Motivo 12 = Insuficiência de fundos – 2ª apresentação
  • Motivo 13 = Conta encerrada.
  • Motivo 14 = Prática espúria (Compromisso Pronto Acolhimento). Motivo 20 = Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista. Motivo 21 = Contra-ordem ou oposição ao pagamento.
  • Motivo 24 = Bloqueio judicial ou determinação do BACEN (Banco Central).
  • Motivo 25 = Cancelamento de talonário pelo Banco sacado
  • Motivo 28 = Contra-ordem ou oposição ao pagamento motivada por furto ou roubo. Motivo 29 = Falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista. Motivo 30 = Cheque cancelado por furto ou roubo de malotes

CONFIRMAÇÃO DE ENDEREÇO POR CEP

Este bloco retorna o endereço, bairro e cidade referente ao CEP que foi informado pelo cliente no momento da consulta. Esta funcionalidade pode ser utilizada como uma boa ferramenta antifraude para confirmação do endereço citado pelo cliente.

CONFIRMAÇÃO DE ENDEREÇO POR TELEFONE

Este bloco retorna o endereço, bairro e cidade referente ao TELEFONE que foi informado pelo cliente no momento da consulta. Esta funcionalidade pode ser utilizada como uma boa ferramenta antifraude para confirmação do endereço citado pelo cliente.

CONSULTAS ANTERIORES

O bloco Consultas Anteriores mostra consultas efetuadas ao CPF nos últimos 90 (noventa) dias, indicando tentativas de compras e/ou compras efetuadas. Geralmente, as consultas refletidas nesse bloco são decorrentes das análises feitas pelo comércio nos negócios com risco de crédito.

ENDEREÇO DA AGÊNCIA BANCÁRIA

Este bloco retorna informações da agência do cheque consultado, como telefone e endereço.

HISTÓRICO DO CHEQUE

O histórico do cheque informa a frequência em que o cheque foi consultado nos últimos 5 (cinco) anos. Auxilia o cliente na identificação de cheques clonados.

HISTÓRICO DA CONTA CORRENTE

Este bloco exibe a frequência de consultas para cada documento divergente, demonstrando o último cheque consultado, com frequência, data e a hora da última consulta por ordem mais recente. Possibilidade de detecção de possíveis fraudes, nas quais o fraudador associa contas correntes sem restrições a documentos sem restrições.

IDENTIFICAÇÃO

O bloco Identificação traz importantes informações cadastrais, as quais são uma eficiente ferramenta para identificação de fraude, como, por exemplo, a data de nascimento do CPF consultado, o que confere maior confiança na concessão de crédito.

O nome da mãe, por exemplo, pode ser utilizado para avaliação de homônimos do CPF consultante, ou seja, pessoas com o mesmo nome.

LOCALIZAÇÃO

O bloco de localização retorna o melhor endereço do CPF consultado, o qual é resultado da aplicação de regras internas de classificação de endereços provenientes de diversos fornecedores, trazendo o melhor resultado para confirmações cadastrais.

Neste mesmo bloco são retornados os telefones relacionados ao CPF.

PROTESTOS

Protestar é oficializar o estado de inadimplência do consumidor junto a um cartório. Normalmente, as dívidas não pagas de maior valor são registradas nos cartórios de protestos em todo o Brasil, já que é um ato obrigatório em caso de uma ação judicial futura. A Equifax/BoaVista consolida as informações de mais de 3.000 cartórios de todo o país, as quais indicam o hábito de pagamento do consumidor, bem como seu nível de endividamento no mercado nos últimos 10 anos.

Diferença para a Negativação: Mesmo sem ter protestado a dívida não paga, uma empresa pode negativar o nome de clientes devedores. Esse procedimento pode ser feito de forma simples, em que o próprio empreendedor adiciona uma dívida em atraso no banco de dados da Equifax/BoaVista.

RECUPERAÇÕES E FALÊNCIAS

Indica se a pessoa física consultada participa ou participou de empresas que tiveram recuperação judicial ou falência decretada.

Essa informação relaciona a capacidade de gestão da pessoa física com a ocorrência da empresa, bem como pode ser um indicativo de problemas financeiros da pessoa física que acabou por afetar a empresa em que ela participava.

REGISTRO DE DÉBITO

O bloco Registro de Débitos apresenta dívidas vencidas e não pagas informadas à Equifax/BoaVista por empresas de todos os setores e instituições financeiras provenientes de todo o território nacional. Tais informações indicam o hábito de pagamento do consumidor,
bem como seu endividamento no mercado nos últimos 5 anos.

RENDA PRESUMIDA

A Renda Presumida é uma robusta solução Equifax/BoaVista que utiliza informações do Cadastro Positivo e dados do IBGE para presumir a renda mensal dos consumidores.

O relatório retorna a faixa de valor correspondente a renda mensal do consumidor consultado.

É um subsídio que pode ser utilizado em todo o Ciclo de Negócios (Prospecção, Análise e Concessão, Gerenciamento e Otimização, Recuperação e Fraude).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE CHEQUES

Este bloco retorna um indicativo de ocorrências para o cheque consultado.

CONSULTAS ANTERIORES AO CHEQUE

Este bloco retorna as consultas registradas para o cheque consultado nos últimos 90 dias.

 

Call Now Button
× Fale Conosco